sexta-feira, 9 de julho de 2010

Objetos de Aprendizagem

Os conceitos mais áridos das ciências exatas já podem ser trabalhados de forma mais acessível na sala de aula por meio dos objetos de aprendizagem – animações interativas criadas para servir como ferramenta pedagógica para o professor.

Partindo de exemplos práticos para despertar a curiosidade dos estudantes, os objetos de aprendizagem podem atuar como uma importante ferramenta para aprimorar o ensino interativo de temas didáticos de física e matemática.

Para tornar mais acessível o uso dessa ferramenta, a Microsoft Educação, em parceria com a Fundação Bradesco, desenvolveu o Programa Objetos de Aprendizagem – um projeto de apoio ao ensino e a aprendizagem que apresenta simulações capazes de enriquecer as aulas e facilitar a compreensão dos fenômenos e processos que normalmente seriam ensinados por meio de fórmulas e teorias escritos na lousa.


Desafios para o raciocínio

Os objetos de aprendizagem podem ser empregados pelo professor para contextualizar um tema curricular por meio de uma situação-problema e são ferramentas úteis para instigar a curiosidade dos alunos. Com essa ferramenta, o papel do professor torna-se ainda mais fundamental como protagonista do processo de ensino e aprendizagem: cabe a ele criar situações didáticas mais dinâmicas e interessantes, lançando desafios que estimulem o raciocínio dos alunos e eleger quais objetos serão utilizados, em quais contextos e com quais objetivos pedagógicos.

Observação e interação

Em sala de aula, os objetos de aprendizagem estimulam os alunos a observarem fenômenos, interagirem com a situação-problema apresentada e verificar as soluções possíveis. Experiências de escolas que incorporaram estas novas possibilidades demonstram resultados surpreendentes no processo de ensino e aprendizagem, com alunos mais motivados a aprender.

DISPONÍVEL: http://www.conteudoseducacionais.com.br/objetos_aprendizagem.asp

Por: Joelma Abreu Silva Fagundes
Em: 09/07/2010

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