sábado, 10 de julho de 2010

Objetos de Aprendizagem - 0 que são?

Leia a entrevista com Anna Christina Aun Azevedo Nascimento sobre essa importante ferramenta pedagógica que são os objetos de aprendizagem
fonte: Conexão Professor

O site Conexão Professor entrevistou Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento. Psicóloga, formada pela Universidade de Brasília, e Mestra em Design Instrucional e Mídias Educacionais pela University of Florida (EUA), Anna atua na Secretaria de Educação a Distância do MEC, onde integra a equipe que administra o Repositório de Objetos Educacionais e o Portal do Professor. Na entrevista ela explica o que são objetos de aprendizagem, como eles devem ser utilizados pelo professor, além do trabalho que o MEC vem desenvolvendo para disseminar o uso dessas ferramentas nas escolas públicas.
Confira a íntegra da entrevista.

Conexão Professor (CP) – Como você definiria o termo objetos de aprendizagem?
Anna Christina Nascimento - Até hoje não há um consenso entre os autores sobre a definição do termo objeto de aprendizagem. Mas a maioria dos autores concorda que um objeto de aprendizagem deve apresentar as seguintes características: ser um recurso educacional digital; permitir flexibilidade de uso; e ter diferentes tamanhos (granularidade) e formatos de mídia.
CP - Como o Ministério da Educação (MEC) vem trabalhando o uso desses objetos? Eles já vêm sendo utilizados nas escolas públicas?
Anna Christina Nascimento - O MEC há oito anos fomenta a produção de objetos de aprendizagem. Inicialmente eram apenas nos formatos de animações e simulações, produzidos pelas equipes das universidades participantes do Projeto RIVED. Mais recentemente, todos os formatos estão sendo produzidos e publicados no Banco Internacional de Objetos Educacionais (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/), que alimenta o Portal do Professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/). O Portal do Professor tem uma seção chamada “Espaço da Aula”, onde vários professores do Ensino Básico têm publicado sugestões de aula utilizando os objetos de aprendizagem. Essas aulas são acessadas por vários outros professores que experimentam as estratégias sugeridas com seus alunos em sala.
CP - Como os objetos de aprendizagem ajudam no trabalho do professor em sala de aula? Quais as vantagens para o aluno?
Anna Christina Nascimento - Tudo depende da intenção inicial do professor, do objetivo dele ao selecionar um objeto de aprendizagem. O professor pode selecionar um objeto, um recurso no formato de vídeo, quando a sua intenção é ganhar a atenção dos alunos para explorar um assunto. Outro exemplo é quando o professor precisa de um recurso para ajudar os alunos na compreensão de determinados conceitos complexos, e ele pode optar por uma simulação. As animações e simulações permitem que os alunos manipulem parâmetros e observem relações de causa e efeito dos fenômenos, acelerando o tempo de aprendizagem. O uso de objetos de aprendizagem pode representar para o aluno um ganho de tempo no processo de aprendizagem, pois eles podem agir como facilitadores desse processo. Além disso, eles podem tornar as aulas mais interessantes, mais diversificadas e adaptadas às características específicas dos alunos.
CP – Como vê a qualidade dos objetos de aprendizagem disponibilizados hoje?
Anna Christina Nascimento - Atualmente já é possível numa busca na Web encontramos muita coisa boa, tanto em qualidade técnica quanto pedagógica, em termos de objetos de aprendizagem. É incrível a quantidade e variedade de bons recursos que são catalogados todos os dias no Banco Internacional de Objetos Educacionais. Mas também ainda se produz muito material visualmente atraente, só que fraco do ponto de vista educacional. Muitas vezes encontramos objetos de aprendizagem que abordam temas importantes de maneira totalmente superficial, e que nada acrescentam em aprendizagem.
CP – Esses objetos de alguma forma substituem o trabalho dos professores?
Anna Christina Nascimento - Objetos de aprendizagem, assim como quaisquer outros recursos educacionais, não garantem sozinhos a aprendizagem. Eles são meios que facilitam ao aluno atingir um objetivo de aprendizagem, e geralmente são combinados com outros recursos. O professor é um ator importantíssimo nesse processo, pois ele é que planeja a forma de uso dos objetos pelo aluno. Não adianta existir um excelente recurso se não há o professor para explorar as possibilidades de aprendizagem que o objeto de aprendizagem permite ao aluno.
CP – Os objetos de aprendizagem podem ser usados para qualquer disciplina e para qualquer idade?
Anna Christina Nascimento - Sim. Os objetos de aprendizagem podem ser usados em qualquer disciplina. Há objetos de demonstração, há os interativos, outros são exercícios práticos. Há objetos que são apenas áudios, ou apenas imagem, ou são multimídia. Um objeto de aprendizagem pode ser um recurso digital em qualquer formato de mídia, e pode abordar qualquer tema, com inúmeras estratégias pedagógicas. Nesse sentido, não há restrição quanto à disciplina ou idade. Mas na hora de selecionar o objeto, o professor deve estar atento para a adequação do recurso à faixa etária de seus alunos e objetivos de aprendizagem visados. O professor deve sempre avaliar um objeto de aprendizagem cuidadosamente antes de decidir utilizá-lo. São alguns dos itens importantes de serem verificados num recurso: se a linguagem é apropriada para o nível dos alunos; se a abordagem está de acordo com os interesses dos alunos; se as informações são corretas e atualizadas; se o conteúdo é livre de preconceitos e estereótipos; se o conteúdo requer dos alunos conhecimentos prévios; além de outros itens.
CP – Existe alguma restrição para o uso pedagógico dos objetos de aprendizagem?
Anna Christina Nascimento - A restrição que consigo ver é aquela imposta pelo objetivo educacional do professor. Por exemplo, se o objetivo de aprendizagem desejado está relacionado com a experiência real em alguma situação, então o objeto educacional não é recomendado. Por exemplo, o aluno, que pode ser nesse caso um profissional em treinamento, deverá ser testado quanto às suas reações emocionais ao lidar com uma situação de crise. Dificilmente um objeto de aprendizagem poderá substituir a situação real para provocar verdadeiras reações num indivíduo.
O que são objetos de aprendizagem?
São recursos digitais que possam ser reutilizados para dar suporte ao aprendizado, auxiliando tanto a modalidade à distância como a presencial

Por: Maurílio Gonçalves 10/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário