sábado, 28 de agosto de 2010

O MESTRE EMANCIPADOR

RESUMO

No texto, procuramos dar ênfase ao Mestre Emancipador partindo de uma linha que faz comparação a maiêutica socrática,passando pelo entendimento de Jacques Rancière que busca em Jacotot, sbsídios par desenvolvolver o paradigma que vem até hoje influenciar a Metologia EAD onde o aluno é o centralizador do seu processo de aprendizagem. como transformador e autor do conteúdo e o professor como orientador, mediando todo o processo.



Através do livro “O MESTRE IGNORANTE”, escrito por Jacques Rancière, que conta a história de Joseph Jacotot , marca – se um rompimento com o paradigma clássico de ensinar. De um lado a maiêu tica socrática , Jacotot aplica em uma relação entre mestre e alunos buscando uma aproximação de suas vontades , estabelecendo assim uma hipótese de qualquer de que qualquer um , com base , pode convergir pontos de articulação com o que não sabe e , no exercício da comparação, ,do ensaio , vir a aproximar – se de seu próprio impulso se saber.
No diálogo de Sócrates , o escravo Mênon se vê incapaz se descobrir qualquer coisa sem o auxílio de um mestre explicador que lhe oriente.Jacotot desiste dessa posição do – que – sabe para colocar – se ante seus discípulos , não por sua inteligência , mas pela vontade de saber , saber o que ainda não sabe. Os alunos estavam habituados a aprender por condução de um mestre , numa prática de explicação e compreensão.Como o escravo , compreendem o que lhes é explicado mas não são donos desse saber , eles obedecem as verdades aprendidas , mas são incapazes de produzi – las . Devido a um fato ocorrido: ao estabelecer uma comunicação com os alunos , Jacotot solicitou que os alunos lessem o texto francês com auxílio da versão holandesam, consistindo e relatar a todos , ao término da atividade o que haviam compreendido.Para sua surpresa todos responderam muito bem , provocando uma reviravolta em seu pensamento: acreditava que o papel do mestre era transmitir seus conhecimentos.O aluno em um lugar de igualdade , diante do mestre , pode aprender sem o mestre , baseando – na tensão de seus próprios desejos – mestre emancipador, que para aprender basta haver a vontade do aluno , em um ato de inteligência , que são obedece a si mesma . Ao ensinar aquilo que ignoramos , o mestre encaminha o aluno para utilizar sua própria inteligência, O professor não é , nem mais nem menos inteligente do que qualquer outro homem , ele apenas fornrcr uma grande quantidade de fatos à observação daqueles que procuram , o professor at[e pode postular a emancipação , Afasta-= - se a perspectiva da emancipação das convencionais ,associações co práticas de conscientização ou de libertação , à moda freiriana que está dirigida ao coletivo , enquanto a intenção jaconista dirige – se a igualdade , ela investe no desenvolvimento da vontade individual , relação vigorosa e não hi dos homens e n erárquica entre as vontades e as inteligências.
Rancière diz que quem quer emancipar um homem deve interrogá – lo à maneira dos homens e não a maneira dos sábios , que instruem – se a si próprio.
A experiência pedagogia de Jacotot , no contexto da EAD , quando abre mão da função de mestre – ezplicar , seus alunos aprendem pelo livro , estando presente .Depois cobra dos alunos: sobre o que pensaram , de onde retira a proposta pedagogia chamada educação emencipadora.A EAD oferece um campo para tal , como Jacotot oferecia , ela corta o efeito sofístico que pode causar a presença de orador e a motivação (convencimento) causada ao espectador , Em EAD o aluno é um transformador o autor de conteúdos, ele ´e participante de umprocesso de formação.Os alunos que trabalham na modalidade EAD participam da programação de conteúdo , aprendizagem coletiva em rede e a participação do aluno como transformador e autor do conteúdo.O professor deixa o papel que transmite o saber , assumindo como orientador da aprendizagem , numa proposta emancipadora, como diz JACOTOT.aead está assumindo essa postura,seus alunos são donos de seus processos de aprendizagem , para isso ocorrem algumas mudanças de pensamento.

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