domingo, 29 de agosto de 2010

A EAD e o cartel

Resumo
O trabalho de estudo a ser desenvolvido na modalidade da Educação Aberta e a Distância expressa uma forma inovadora no processo educacional brasileiro. Nessa nova realidade o docente encontra-se livre para permitir que seus discentes ousem e busquem construir seus saberes a partir de suas próprias reflexões e motivações e a responsabilidade por essa investigação é compartilhada.


O trabalho de estudo a ser desenvolvido na modalidade da Educação Aberta e a Distância expressa uma forma inovadora no processo educacional brasileiro. A modalidade, com sua ruptura do modelo tradicional, traz em seu bojo uma revolução implícita – e silenciosa – de todo o sistema educativo ao explicitar a possibilidade de absorção e desenvolvimento do saber cartelizado nos grupo de estudo em EAD ela caracteriza um novo papel para o corpo docente que apesar de continuar desempenhando a tarefa de orientador, sente-se desvalorizado e desprestigiado em seu status de detentor do saber. Sendo que o mestre continua a ser importante. Todavia, desempenhando sua função com uma nova leitura e outras possibilidades. Nessa nova realidade o docente encontra-se livre para permitir que seus discentes ousem e busquem construir seus saberes a partir de suas próprias reflexões e motivações e a responsabilidade por essa investigação é compartilhada. Ao mestre é oportunizado o direito de não interferir ou conduzir os discípulos à sua verdade.
Os estudos em EAD são elaborados pelo discente a partir de sua própria motivação, disciplina e empenho. Os grupos de cartéis reúnem-se para a apresentação e partilha do conhecimento elaborado, mas a dinâmica e o aproveitamento dos estudos e pesquisas para a produção desse saber ocorrem em outro espaço que não a reunião do cartel.
O tutor presencial exerce o papel intermediário – MAIS-UM – para a partilha e organização do saber construído. Ele é a ponte que estabelece as devidas conexões entre os cartelizantes. Preenche uma função importantíssima – a de respeitar todo o processo de crescimento intelectual autônomo dos alunos.
Desse modo, podemos credenciar à EAD a performance de atuar plenamente na via da construção do saber lacaniano através de sua metodologia cartelizada, possibilitando a construção autônoma do conhecimento em seus educandos sem, no entanto, abandoná-los à própria sorte ou condição errante, posto que lhes são oportunizados uma ampla equipe docente-pedagógica composta de um tutor presencial, outro a distância e, ainda, um professor para disciplina em cada módulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário